26º Salão Anapolino de Arte inaugura mostra itinerante no Centro Cultural da UFG

A mostra do 26º Salão Anapolino de Arte chega ao Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), após sua temporada em Anápolis, na Galeria Antônio Sibasolly, entre novembro e o final de fevereiro. A exposição será aberta nesta sexta-feira (3/3), a partir das 19h, e reúne trabalhos de 12 artistas goianos, além de obras de Luiz Mauro, artista convidado, que tem seu nome marcado na história da arte regional

O evento é uma realização da Associação Amigos da Galeria Antônio Sibasolly e Prefeitura de Anápolis, e tem apoio do governo de Goiás, por meio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Esta é a segunda edição itinerante do Salão Anapolino em parceria com o CCUFG, e está organizada em duas modalidades – Goiás e Fomento à Produção Anapolina.

Os artistas que integram a mostra são André Felipe Cardoso (Prêmio Mostra Goiás), Bicha Branca da Mata, Coletivo Maskarada, Glayson Arcanjo, Isabella Brito (Prêmio Fomento à Produção Anapolina), Kassius Bruno, Matheus Pires, Manuela Costa Silva (Prêmio Mostra Goiás), Rafael de Almeida, Raquel Rocha, Rondinelli Linhares e Tatiana Susano (Prêmio Fomento à Produção Anapolina).

Nas salas de exposição, o visitante vai passear em meio a instalações, vídeos, fotografias, objetos e desenhos. Em um formato mais enxuto e priorizando a arte contemporânea produzida em Goiás.

Segundo o curador Paulo Henrique Silva, a proposta do Salão Anapolino, neste ano, para além da visibilidade, busca empoderar a representatividade emergente na prática artística na atualidade em Goiás. Paulo Henrique acrescenta que o processo curatorial se orientou a partir da escolha de artistas que, de alguma forma, seja por meio de suas narrativas poéticas ou pela própria fatura de suas obras, apresenta trabalhos capazes de abordar questões inerentes aos desafios de sobreviver às imposições institucionais e mercadológicas de uma cultura nordestina e globalizada.

Essa polarização que prioriza a produção do Sudeste, por muitas vezes, asfixia o artista interiorano, tirando sua voz e o seu lugar de fala, em uma história da arte que ainda é escrita sob espectros de uma colonização intelectual, afirma Silva.

Serviço

Abertura da mostra itinerante do 26º Salão Anapolino de Arte – edição artistas goianos
Data: Sexta-feira (3/3)

Horário: 19h