Artesãos e modistas de Orizona e região recebem cursos formativos de arte e design

A cidade de Orizona e regiões do entorno receberam, entre 27 de junho e 1º de julho, oficinas, mentoria e discussões em torno do mercado do artesanato e da moda, por meio o projeto Arte e Design. A iniciativa atendeu cerca de 30 artesãos, empreendedores, modistas e profissionais das áreas do design, da moda e do artesanato de Orizona e dos municípios da região (Silvânia, Vianópolis, Pires do Rio, Ipameri e Urutaí) para uma imersão formativa de cinco dias.

Coordenado pela Skambau Produções, o projeto Arte e Design foi contemplado edital do Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo de fomento do governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O curso tem parceria da Roch Design e Vivências, da Associação dos Artesãos de Orizona e da É Nóis Ki Tá Produções. O objetivo da ação é ampliar a formação local em artesanato, moda e sustentabilidade.

Foram oferecidos aos alunos bolsa-auxílio de R$180, tendo em mente as profundas dificuldades de acesso destes empreendedores, artesãos e modistas a projetos com foco na formação e reciclagem de suas habilidades.

De acordo com Manoela Barbosa, coordenadora geral da Skambau Produções, a iniciativa é um reforço à atividade econômica local. “A cidade de Orizona possui artesãs que estão organizadas há quase 20 anos na Associação de Artesãs de Orizona (ASDAO) e que são parceiras dessa realização. Queremos apresentar novos modos de fazer, potencializar as produções locais e possibilitar um novo olhar para quem produz, para o escoamento e comercialização dessa produção. Queremos auxiliar as produtoras em suas atividades comerciais. Renda para as pessoas, as cidades e toda a região”, concluiu a coordenadora.

A temática dos cursos integra a história da customização de roupas; definição e conceitos; a costura à mão; tendências da moda; técnicas de bordado; pintura e tingimento, entre outros itens. Após a imersão com as oficinas e técnicas desenvolvidas com as participantes, houve uma exposição e a comercialização dos produtos durante a realização do Festival de Inverno na cidade, que foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de julho, na Praça do Lazer.

Compartilhe esta notícia:

Mais Notícias