Através do FAC, diretora de fotografia e assistente de câmera consegue realizar mestrado na Espanha

O Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC) é um importante mecanismo de fomento e difusão da produção cultural goiana desde a sua criação, em março de 2006. Através dele, diversos artistas, coletivos, produtores culturais e prefeituras conseguiram realizar projetos de renome não só regional, mas também internacional, como é o caso de Michely Ascari, diretora de fotografia e assistente de câmera.

A profissional realizou na sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022, a live “Iluminando o Caminho” em seu perfil no Instagram (@michelyascari). Durante a atividade, que contou com a participação do gerente de planejamento e fomento à cultura da Secult GO, Sacha Witkowski, Michely falou sobre sua sua experiência de estudar direção de fotografia e vivenciar o mercado em outro país.

FAC possibilita ingresso em master na Espanha

Em setembro de 2020, a paulista, que morou 5 anos em Goiânia, iniciou um master (mestrado) em direção de fotografia na Escuela de Cinematografía y del Audiovisual de la Comunidad de Madrid (ECAM), na Espanha. O ingresso no curso só foi possível graças ao Fundo de Arte e Cultura. “Não teria sido possível fazer esse curso se não fosse a aprovação da bolsa de formação artística, uma vez que a matrícula do curso era cerca de €13.000,00 (treze mil euros) na época. Com o FAC eu tive suporte para pagar isso, bem como para assumir as despesas adicionais de viagem, aluguel e de alimentação”, explicou a profissional.

Michely Ascari já atuava na produção audiovisual goiana, mas ao ingressar no mestrado da ECAM pode não só aprender com grandes cineastas, mas ainda ter acesso a equipamentos que não tem em Goiás. De acordo com ela, foi durante o ano letivo que ela teve contato com profissionais do mercado que estão realizando grandes trabalhos, como filmes que rodam em festivais importantes no mundo todo.

Durante seus estudos, a diretora de fotografia conseguiu ainda um estágio de aproximadamente cinco meses na EPC, onde pode trabalhar com diversos tipos de câmera e aprimorar seu trabalho de assistente e operadora do equipamento. Com isso, Michely foi indicada para ser meritória (estagiária aprendiz) em uma série da Netflix que vai estrear no segundo semestre de 2022.

Segundo ela, o master foi essencial para a sua carreira. “Essa mudança profissional só foi possível pelo fato de ter sido aprovada pelo Fundo de Arte e Cultura. Sem ele, nada disso seria possível”, completa.