Com apoio da Secult Goiás, Associação Adelino de Carvalho realiza exposição do Projeto Cerâmica Viva

A associação sem fins lucrativos sediada em Ipameri foi contemplada pelo Fundo de Arte e Cultura e promoveu aulas de cerâmica para a comunidade 

Por meio do apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, mecanismo gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o projeto Cerâmica Viva realizou a Exposição Arte do Fogo, na cidade de Ipameri. O público pode apreciar peças em cerâmica decoradas com as técnicas esmaltação e engobe no dia 13 de outubro, na Feira Gastronômica da Praça do Rosário.

A exposição foi resultado do Projeto Cerâmica Viva, desenvolvido pela Associação Adelino de Carvalho, por meio do FAC. A instituição foi contemplada com R$ 50.000,00 do edital de 2021 do Fundo, destinado exclusivamente para a dinamização de espaços culturais.  As peças da mostra foram produzidas por alunos da instituição. As aulas do projeto aconteceram semanalmente e a classe, formada por trinta moradores da cidade, aprenderam a formular as próprias cores de esmalte e a queimar as peças de argila em temperaturas superiores a 1.200ºC.

A esmaltação consiste em aplicar sobre as peças camadas vítreas, que dão cor às peças. Já o engobe é a aplicação de uma camada de argila líquida, que dá uma aparência mais rústica ao objeto. O objetivo é fazer peças funcionais, como xícaras, pires e pratos, que tem mais valor agregado. Assim, os ipamerinos vão se capacitando para uma nova era de produção de cerâmica, com mais tecnologia, mas sem deixar para trás o trabalho autoral e os designs exclusivos.
 
Associação Adelino de Carvalho
A Associação Adelino de Carvalho foi fundada em 1966 com o objetivo de tirar das ruas crianças carentes e desde 2009 é um Ponto de Cultura que oferece, gratuitamente, aulas de cerâmica, informática, música e esportes para crianças e adolescentes, entre 07 e 17 anos. 

Atualmente a Associação Adelino de Carvalho atende 80 crianças e adolescentes no período vespertino e já se prepara para atender outros 40 no período matutino. Todo o projeto é custeado pela venda de peças de cerâmica e também por parcerias em leis de incentivo à Cultura.
 
Fundo de Arte e Cultura
Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) é um dos principais mecanismos de incentivo à produção cultural do Estado, que permitiu um grande avanço na política cultural goiana, tornando-a mais democrática e plural. As inscrições para o FAC 2022 podem ser realizadas entre 21 e 25 de outubro. O novo certame contempla 16 editais e disponibilizará R$ 14.200.000,00 divididos nos segmentos de artes visuais; artes cênicas; artesanato e arte popular; audiovisual; bolsa de formação; circo; dança; festivais de cinema; festivais de música; hip hop e arte urbana; literatura; meu primeiro edital; música; musicais; museus, arquivos e bibliotecas; patrimônio imaterial, povos tradicionais e originários. Ao todo, serão 398 selecionados.

Compartilhe esta notícia:

Mais Notícias