Com recursos do FAC, Museu de Artes Plásticas de Anápolis investe na aquisição de equipamentos

Com recursos do Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo de fomento da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), o Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa) vem implementando diversas ações para manter sua coleção, que soma mais de 700 obras catalogadas, em segurança.

Com o projeto, selecionado no Edital de Bibliotecas, Arquivos e Museus, a unidade vem melhorando e adequando a estrutura de guarda e armazenamento adequados para seu acervo, composto por uma das coleções públicas de arte contemporânea mais importantes do Planalto Central.

Com a iniciativa, foi possível a ampliação de sua reserva técnica, aquisição de novo conjunto de arquivos deslizantes, e de uma mapoteca, além de um aparelho de TV full HD, que será utilizado no hall de entrada da instituição com apresentação da programação de exposições. Para garantir o acolhimento e a acessibilidade de frequentadores surdos, aprogramação será exibida com inserção da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O projeto é realizado pela Associação Amigos do Mapa e da Prefeitura de Anápolis, e busca garantir a conservação e manutenção de todo o acervo e de futuras aquisições ou doações, pelo maior tempo possível. “Nosso objetivo é mantertodo o acervo em segurança e proteção contra a luz e a poeira, preservando sua integridade”, afirma o coordenador do projeto e curador do Mapa, Paulo Henrique Silva.

O coordenador ressalta a importância da aquisição dos novos equipamentos, cuja finalidade, também, é de melhorar as condições de trabalho dos funcionários do Museu, de estudantes e pesquisadores do setor que venham lidar com o manuseio do acervo documental e obras pertencentes à instituição.

O curador afirma que já foi realizada a instalação dos novos arquivos deslizantes para a guarda de obras bidimensionais e a mapoteca e bases deslizantes para a guarda de obras em papel e objetos tridimensionais de pequenos formatos. A etapa agora é de higienização e o condicionamento das obras nos novos equipamentos.

Para os próximos dias está prevista a realização de um curso de conservação e restauro, organizado para servidores da Curadoria de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura.Com a intenção de democratizar e ampliar o acesso ao bem cultural, após a transferência documental e das obras para o novo mobiliário, acontecerá no dia 22 de janeiro do ano que vem, uma cerimônia para entrega dos novos equipamentos e abertura de uma mostra com obras do acervo da instituição.

Adequações

Na perspectiva de valorização das instituições museológicas, em julho de 2015, foi iniciada uma reforma no prédio do Museu de Artes Plásticas de Anápolis(Mapa) para adequação da reserva técnica, sala de restauro, depósito e escritório; e adaptações arquitetônicas de banheiros, construção de rampas e alargamento de portas, para atender o público e profissionais com mobilidade reduzida. Ainda no ano de 2015, o Museu efetuou a compra de um conjunto de 15 traineis de 2 x 3m, com duas faces, o que possibilitou a acomodação adequada para quase 50% de obras bidimensionais do acervo.

Em 2018, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Anápolis e a Associação Amigos do Mapa, um projeto realizado com aporte financeiro do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, garantiu a aquisição de novos equipamentos para a reserva técnica do museu. Foram adquiridos aparelho de ar condicionado, desumidificador, climatizador móvel, Data Logger para medição de temperatura e umidade, luxímetro digital, lupas binocular e mapoteca para obras em papel.

Sobre o Mapa e seu acervo

O Museu de Artes Plásticas de Anápolis (MAPA), unidade pertencente à Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, foi criado em 1989. Sua atual localização no térreo da Biblioteca Municipal Zeca Batista, na Praça Americano do Brasil, setor central da cidade, próximo ao Terminal Rodoviário Urbano, oportuniza ao Museu um considerável fluxo de visitantes. Sua estrutura física favorece o acesso de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, por estar no térreo da Biblioteca.

Criado com a missão de catalogar, preservar e ser tutor direto das obras premiadas e adquiridas nos Salões Anapolino de Arte – que tiveram início no ano de 1979 e se encontram com 26 (vinte e seis) edições realizadas -, o Mapa possui um acervo ecleticamente rico, abrigando linguagens tradicionais e contemporâneas, com trabalhos de artistas de várias partes do Brasil.

Com mais de 700 obras catalogadas, o acervo do Mapa conta com uma das coleções públicas de arte contemporânea mais importantes do Planalto Central. A coleção tem nomes consagrados das artes visuais anapolina, estadual e do Centro-Oeste. Entre trabalhos de artistas anapolinos, destacam-se obras do escultor Loures e dos pintores Antônio Sibasolly e Oswaldo Verano, artistas da velha guarda, responsáveis pela formação dos primeiros artistas profissionais da cidade e da Escola de Artes do município, que leva o nome de Verano.

Por meio de projetos aquisitivos, o aparelho cultural teve uma ampliação expressiva nos últimos anos, atualmente o Mapa conta com obras de artistas de projeção nacional e internacional, como Siron Franco, Marcelo Solá e Dalton Paula, além do jovem artista anapolino, Talles Lopes, que recentemente participou da mostra coletiva “Histórias brasileiras”, no Museu de Arte de São Paulo (Masp).